Se procuras uma alternativa sustentável às esponjas e esfregões sintéticos, as luffas são a resposta! Mas há ainda muitas dúvidas sobre o que são, como se usam e quais as vantagens em relação às esponjas convencionais.
Neste post tentamos responder a estas e outras questões e explicamos porque este produto multiusos está rapidamente a ganhar terreno nas casas e nas rotinas de higiene e beleza de cada vez mais pessoas!

O que é?
A luffa vegetal tem a sua origem na planta Luffa (Luffa aegyptiaca), uma trepadeira alta que dá bonitas flores amarelas e frutas longas e estreitas (semelhantes a pepinos) e que podem ter até 45cm.
As fibras destes frutos são posteriormente secas, dando origem às nossas luffas vegetais! Por serem naturais e provenientes de uma planta, os tamanhos e formas das luffas podem variar muitíssimo!

É 100% natural?
Por ser uma fruta, a luffa vegetal é mais sustentável do que as esponjas convencionais sintéticas já que é facilmente biodegradável e pode ser reciclada em casa através de compostagem.
Para que a queremos?
A esponja vegetal apresenta benefícios para a saúde e estética da nossa pele, cuidados com a louça e utensílios. É usada principalmente como esponja de banho, esfoliante, esponja de limpeza e até mesmo como palmilha!
– Para esfoliação natural:
A luffa vegetal é um ótimo esfoliante natural, ajuda a remover as impurezas, pelos encravados e células mortas da pele, proporcionando um aspeto mais limpo e revitalizador.
Vantagem – a sua fibra é flexível o suficiente para esfregar as várias partes do corpo, é macia para não irritar a pele e é firme para uma massagem tónica e eficaz.

– Para combater a celulite:
A massagem regular com a luffa ajuda a refirmar a pele, promovendo a eliminação de toxinas e atuando contra a celulite através do efeito da drenagem micro circulatória.
Vantagem – estimula a circulação sanguínea e limita covinhas e outras varizes.

– Para a louça e limpeza da casa:
A luffa vegetal também proporciona benefícios para a casa, pois limpa as louças tão bem como qualquer esponja sintética.
Vantagem – não risca a louça, nem os azulejos, utensílios ou móveis de vidro ou madeira.

– Para saboneteira natural:
A luffa também serve como saboneteira vegetal biodegradável e, portanto, natural.
Vantagem – este suporte de sólidos garante a retenção perfeita do sabão, absorve o excesso de água e drena-o perfeitamente para que durem muito mais tempo.

A grande vantagem – as fibras 100% naturais
A nossa pele merece 100% de fibras vegetais e naturais. Quanto mais macio for o produto esfoliante, mais se torna possível usá-lo regularmente sem afetar as novas células da pele.
Como a usamos?
Antes da primeira utilização, para dar mais volume e flexibilidade às fibras, é recomendável mergulhar a luffa por 3 minutos em água morna.

No rosto:
– Para esfoliar o rosto, humedece bem a luffa e aplica um produto de limpeza no disco;
– Através de suaves movimentos circulares, a luffa elimina as células mortas, ajuda a desobstruir os poros e remove o excesso de sebo, prevenindo o surgimento de borbulhas e pontos negros.

No corpo:
– Para o banho, humedece bem a luffa e reveste-a com o sabonete ou gel de banho usual;
– No banho, esfrega o corpo molhado para eliminar as impurezas (células mortas, bactérias, excesso de sebo, etc.) e volta de seguida a massajar levemente com a luffa.
Distribuído uniformemente, este segundo atrito ativa a circulação sanguínea e ajuda a combater a aparência da celulite.
Como a preservamos/conservamos?
Depois de a usares, lava a luffa e deixa-a a pingar em local seco e ventilado até à próxima utilização.
Leave a Comment
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.